Projetos

Programa de Clubes

Os clubes Girl Up são o coração da organização. É por meio deles que as meninas passam a integrar nossa rede. São coletivos em que elas desenvolvem habilidades de liderança e causam impacto positivo em suas comunidades, com especial atenção a gênero, democracia e saúde.

São jovens de 13 a 22 anos que fazem política e trabalham em rede desde cedo, constituindo uma força poderosa para construir novos rumos pro país!

#SeuVotoImporta

Para a Girl Up Brasil, o voto eletivo aos 16 e 17 é uma janela de oportunidade para engajar a juventude na política, com especial atenção às meninas. Mais do que isso, é ponte para fortalecer a democracia e o sistema elitoral brasileiro. Assim nasceu a #SeuVotoImporta, pilotada nas eleições municipais de 2020, com a missão de levar adolescentes a tirar título e votar na urna eletrônica, e que em 2022 foi responsável direta por mais de:

92 mil visitas ao site do TSE

14,5 milhões de pessoas atingidas pela campanha de alistamento eleitoral

#LivreParaMenstruar

A #LivreParaMenstruar é um movimento liderado por meninas da Girl Up Brasil que fez da dignidade menstrual pauta central no debate público. A partir de treinamentos e conexões oferecidas pela Girl Up Brasil, meninas trabalharam em rede, em um movimento que coleciona mais de 50 PLs criados por jovens de todo o país. Uma história que em 2025 virou filme!

Em 2025, a Girl Up se une ao Instituto Alana para olhar para o tema da dor e endometriose. Quantas meninas estão abandonando estudos, trabalho e enfrentando impactos na saúde física e mental por conta da dor?

Nosso compromisso agora é contribuir para reduzir tempo de diagnóstico, fortalecer redes de apoio e incidir por políticas públicas que garantam acesso à dignidade menstrual.

Panela de Pressão

Baseado na metodologia da Livre Para Menstruar, estamos impulsionando meninas para uma nova onda de políticas públicas. Desta vez o foco é alimentação no território escolar. O inimigo? As big foods e sua insitência em colocar o lucro acima da saúde pública.

Ao lado de grandes parceiros como Idec, Desiderata, Nupens e outros, guerapezinhas já estão incidindo diretamente em diferentes PLs pelo país. Esta é uma pauta que compõem o guarda-chuva de nosso olhar integrado para saúde, que também observa saúde menstrual, saúde mental e a saúde do planeta. Com meninas no front, entrelaçamos o ODS 5 a toda a Agenda 2030.

Saúde Mental

A saúde mental na adolescência é uma questão de saúde pública urgente, e a Girl Up Brasil trabalha o tema de maneira transversal. Desde 2024, estamos ao lado do Instituto Cactus, um dos atores mais relevantes do Brasil no tema. Com participação das guerapezinhas, O Cactus elaborou o PL 329/2025, que estabelece a Política Nacional de Saúde Mental para Meninas.

Em 2025, iniciamos treinamentos com a rede sobre o tema, e também estamos conduzindo uma pesquisa sobre a saúde mental de meninas ativistas. Um primeiro passo para a construção de uma metodologia de apoio entre pares!

#SuperMeninas - Dia da Menina

11 de Outubro - Dia Internacional da Menina

Para a Girl Up, o dia mais importante do ano, uma data que usamos para evidenciar o quanto garotas já estão causando impacto na sociedade. Nossa meta: que este seja um momento tão importante quando o 8M!

Desde 2022 temos a parceria de mídia com a maior revista teen do Brasil, a Capricho, o que nos faz chegar a um público de mais de 4 milhões de pessoas!

Você Ainda Vai Votar Nelas

Iniciativa inédita de apoio a 10 meninas candidatas a vereadoras em 2024, com suporte jurídico, contábil, comunicacional e psicológico. Resultado: meninas reconhecendo que é possível concorrer, milhares de meninas inspiradas por todo o Brasil e uma menina eleita em sua primeira candidatura!

Juventude Eleita

Projeto de incidência no Congresso Nacional para a criação de uma cota jovem nas eleições, a partir do avanço do PL 7292/2006, em coalizão com organizações da sociedade civil.

Preta Ministra

Mobilização nacional pela indicação de uma Ministra Negra ao STF, liderada por meninas. A campanha alcançou quase 1 milhão de pessoas nas redes sociais, após formações em justiça, racismo e ativismo digital.

Violência de Gênero

Em 2024 lançamos o Guia de Bolso, junto com Serenas, organização especializada no desenvolvimento de soluções humanizadas para prevenir e enfrentar a violência doméstica, o abuso e a exploração sexual infantil no Brasil.

O Guia, direcionado para garotas se unirem e criarem estratégias conjuntas sobre como combater os diferentes tipos de violência que as impactam: na escola, em casa, no trabalho, em sua comunidade, foi lançado no Dia Internacional da Menina.